quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Teoria elementar da oferta

1. Distingue volume da oferta de quantidade realmente vendida.
O volume da oferta é quanto os produtores esperam vender.


2. Refere que a oferta varia com os objectivos das empresas, ou estratégias dos produtores.
Se o objetivo dos produtores for vender o maximo possivel mesmo a custa de alguns lucros o produto vender-se-a muito mais do que se eles pretenderem obter o maximo de lucro

3. Explica por que razão a oferta de um produto depende do seu preço.
se tudo o resto de mantiver constante quanto mais elevado for o preço de um produto, mais rendosa será a sua produção. esperamos por isso que quanto mais alto for o seu preço maior será a oferta

4. Explica o efeito do aumento do preço dos outros produtos sobre o volume da oferta do produto N.
No geral o aumento de preço de outros produtos torna relativamente menos atractiva a produçao daquele cujo o preço nao sobe.

5. Verifica que o aumento do custo dos factores produtivos (trabalho e capital) torna mais caros os produtos nos sectores de actividade que utilizam mais intensivamente o factor produtivo que sofreu o agravamento.
Refere-te ao efeito do aumento do preço do petróleo sobre os diversos sectores da actividade económica.
Quando aumenta o preço do petróleo todos os bens e serviços que usam petróleo vão aumentar o seu preço

6. Explicita o impacto do progresso tecnológico sobre o volume da oferta, referindo o seu efeito sobre os custos de produção.
Com o avanço tecnológico o custo de produção fica mais barato aumentando assim a oferta

7. Indica as variáveis de que depende o volume da oferta, explicitadas por Lipsey na função da oferta.
Preço do produto
Preço dos outros produtos
Preço dos fatores de produçao
Gostos dos consumidores e
estado da tecnologia

8. Explica como se chega à curva da oferta a partir da função oferta.
A curva da oferta de um produto mostra a relação existente entre os preço do produto e a quantidade posta a venda pelos produtores, A curva e traçada com base na hipótese da constância de todos os factores que influenciam a oferta alem do preço do produto, a inclinação ascendente indica que quanto mais alto for o preço maior será a oferta do produto

9. Interpreta a inclinação ascendente da curva da oferta, referindo o incentivo proporcionado pelos lucros.
Quando nos deslocamos ao longo da mesma curva , porque quando o preço do bem sobe a quantidade que os produtores desejam vender aumenta

10. Recorrendo às figuras 8.1 e 8.2 distingue variação da oferta de aumento da oferta.
A variação da oferta pode ser obeservada por apenas uma curva quando o aumento tem de ter duas curvas
11. Indica três factores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta ilustrado na figura 8.2.
Aumento da procura, redução do custo de produção, aumento do preço do produto

Sem comentários:

Enviar um comentário